Mulheres de Areia é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela extinta Rede Tupi e exibida de 26 de março de 1973 a 5 de fevereiro de 1974, em 253 capítulos. Escrita por Ivani Ribeiro, com direção de Edson Braga e supervisão de Carlos Zara. O título vem das esculturas de areia da praia de rostos femininos feito pelo personagem Tonho da Lua. O autor real era Serafim Gonzalez, um dos atores do elenco e que repetiria esses trabalhos no remake feito anos depois. Em 1993, a Rede Globo produziu um remake da novela, também escrita por Ivani, com a colaboração de Solange Castro Neve.
Mulheres de areia foi um dos maiores sucessos da TV Tupi e da televisão brasileira na fase preto-e-branco. O público se fascinava com as cenas nas quais as irmãs gêmeas contracenavam.
Um grande trabalho interpretativo de Eva Wilma vivendo as gêmeas Ruth e Raquel. A atriz recebeu vários prêmios como a melhor do ano por este trabalho.
Outros atores também marcaram a novela, como Gianfrancesco Guarnieri (Tonho da Lua) e o casal Maria Isabel de Lizandra (Malu) e Antônio Fagundes (Alaor) que, como "prêmio" pelo sucesso, protagonizariam juntos a novela "O Machão".
Em 1975, em virtude da comemoração dos 25 anos da extinta TV Tupi, a novela Mulheres de areia foi exibida em um compacto de 3H00 de duração.
O ator Serafim Gonzalez esculpia as estátuas de areia usadas na novela, e deixou uma estátua como lembrança para a cidade litorânea paulista de Itanhaém, onde eram gravadas as externas.
Algumas das esculturas foram esculpidas também pelo professor de escultura em areia de Santos, o sr. Pedro Germi.
Como o curso do professor Pedro Germi era muito famoso na época, seus alunos subiam no ônibus pago pela TV Tupi e seguiam para Itanhaem para colaborar com muitas filmagens.
Hoje, restam poucos capítulos da novela. Sobraram em torno de 21 capitulos, que se encontram na Cinemateca Brasileira. A trilha sonora de Mulheres de Areia foi um recorde de vendas na época.Por outro lado, músicas como Cinema Olympia de Elis Regina (tema de Raquel) e The Godfather (tema de Alaor) e outras não foram incluidas no LP.
_____________________
Wikipédia
2 comentários:
Essa foi muito legal!Adorei! abração,chica
Nunca vi cena das gêmeas na versão da tupi
Postar um comentário